Portugal é um dos países com baixo índice de igualdade

Portugal é um dos países com baixo índice de igualdade entre homens e mulheres, a par de França e Ruanda, apesar de ultrapassar as médias europeia e mundial, revela o 'ranking' 2012 de igualdade de género da rede internacional Social Watch.

Numa escala de 0 a 100 pontos, o Índice de Igualdade de Género 2012 da Social Watch mede o fosso entre homens e mulheres na educação (alfabetização e escolarização), na participação económica (salários e emprego) e no poder político (altos cargos, assentos parlamentares).

Os pontos são reagrupados em cinco níveis: Crítico (0-40), Muito Baixo (41-60), Baixo (61-80), Médio (81-90) e Aceitável (91-100).

A Social Watch, representada em Portugal pela organização não governamental Oikos, luta pela eliminação da pobreza, da discriminação e do racismo.

O 'ranking' 2012, que avalia 154 países dos cinco continentes, é divulgado em vésperas do Dia Internacional da Mulher, que se assinala na quinta-feira, e conclui que a igualdade de género nem sempre é proporcional à riqueza de um país.

Nenhum dos países estudados atingiu o nível de topo.