Políticas do Governo ameaçam direitos elementares do país

O DESEMPREGO e apobreza põem em risco "os mais ele mentares direitos económicos sociais e culturais" em Portugal o que torna urgente a desgovernamentalização da política de cooperação e desenvolvimento alerta a rede internacional de organizações da sociedade civil chamada Social Watch.

A organização não governamental analisou a situação de 30 países em 2012 e concluiu que "as medidas de austeridade acordadas entre o Governo português e a troika" são responsáveis por "enormes retrocessos do país". Os autores do relatório classificam mesmo o caso português como "verdadeiramente preocupante" e antecipamas consequências na austeridade como resposta à crise desemprego a aumentar empobrecimento e vulnerabilidade crescente dos grupos mais débeis.

João José Fernandes e Pedro Krupenski da Oikos uma das três instituições portuguesas que integram a Social Watch denunciaram em comunica do divulgado ontem que a pobreza infantil está a aumentar que osidosos estão cada vez mais vulneráveis à pobreza porvia do congelamento das pensões cortes nos benefícios sociais aumentos nos custos de saúde transportes públicos gás eletricidade e alimentação.